BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Max Cavalera: Os crimes de guerra de um Nobel da Paz

Por Max Cavalera



As forças armadas dos Estados Unidos da América bombardearam um hospital da Organização Não Governamental, Médicos Sem Fronteiras na cidade de Kunduz, no Afeganistão. O número de mortes já chega a 22, sendo 12 membros da organização e 10 pacientes, desses, 3 são crianças. Todos vitimas fatais dos erros estratégicos da potência que se auto-proclamou a polícia do mundo.

Não que seja novidade os erros cometidos pelas forças americanas em guerras que eles próprios ajudaram a criar. Os abusos cometidos pelos norte-americanos no Vietnã, no Iraque e no próprio Afeganistão não deixam dúvidas do "Modus Operandi" que os bastiões da legalidade mundial utilizam para "promover" a paz e a democracia universal. E olha que não vou nem entrar no mérito dos métodos de tortura utilizados em bases como Guantanamo e os embargos econômicos a países subdesenvolvidos que causam tanto estrago quanto a sua artilharia pesada.
____________________
Postagens Relacionadas: 
Porque Israel Ataca Novamente   
A Verdadeira Revolução Social no Brasil
Eu, Judeu, digo: Acabem com a Ocupação!   
OSGÊMEOS, o Grafite, a Seleção e o Avião    
GUANTANAMO: Onde a Tortura Nunca Para
Como “potências ocidentais” fabricam “movimentos de oposição”
Moniz Bandeira: “EUA desestabilizam democracias na América Latina" 
____________________

Mas nesse caso, existem agravantes que tornam a tragédia ainda mais reprovável. Atacar um hospital civil repleto de inocentes feridos é considerado um dos piores crimes de guerra. Se esse hospital pertence a uma ONG cujo objetivo é exclusivamente o de levar ajuda médica a quem precisa em países com sérios problemas de epidemias e em estado de guerra civil, torna o fato ainda mais estarrecedor. A ONU já condenou o ataque e pediu uma apuração imediata, transparente e independente. A conferir.

Mas nada salta mais aos olhos que o fato do Comandante em Chefe da operação, ou seja, o atual presidente dos Estados Unidos da América, a quem todas as decisões referentes a essas incursões bélicas estão subordinadas, seja um ganhador do prêmio Nobel da Paz. Guerras por si só, já são um forte indício do fracasso diplomático nas relações internacionais. Um monumento à intolerância e à ganância. A decadência da humanidade. O que dizer se uma guerra é liderada por um Nobel da Paz?
____________________
Max Cavalera - facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário