Por Paulo Franco
"A desigualdade na America Latina é catastrófica. Onde uma pessoa chega a ganhar 16 mil mais vezes que outro e 32 pessoas somente detém o mesmo que 300 milhões de pessoas." (Pepe Mujica)O Brasil, até meados da década passada ocupava a primeira posição do ranking da desigualdade, não só da America Latina, mas de todo o mundo. Nem Haiti, Nicarágua, Bolívia, Honduras eram mais desiguais que o Brasil.
A partir da metade da década passada com um governo de progressista, o governo do PT, o partido odiado pela classe média e alta, conseguiu com que o Brasil perdesse a liderança nesse triste ranking, mas infelizmente, continua sendo um dos países mais desiguais do mundo.
É pra sentir vergonha de Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, e porque não do Congo?
Mas com esse golpe e a reviravolta na condução das políticas públicas, sociais e econômicas, sob o comando de um governo conservador, retrógrado, estamos caminhando a passos largos de volta para essa posição abominável e em muito pouco tempo assumiremos a liderança desse ranking novamente.
Esse ranking, seja pelo índice de gini ou pelo critério de decis mais ricos e decis mais pobres, podem ser consultados em instituições internacionais como o Banco Mundial, o FMI, a ONU ou a CIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário