Em 2014, o 35º Encontro da CEPAL se derá no Peru, onde participarão 44 países membros e 12 países convidados, para discutir os principais desafios ao crescimento econômico e social da América Latina e Caribe.
Em 2010, o Encontro da CEPAL aconteceu no Brasil, quando ao fim dos debates, foi produzido o documento "A hora da Igualdade". Este documento definiu como todos os países poderiam colocar a igualdade no centro de todos os esforços para alcançar o bem estar dos povos latinoamericanos e caribenhos.
A CEPAL concluiu que haveria de igualar para crescer, mas também crescer para igualar. Para conseguir isso necessitaria de uma nova equação estado - mercado - sociedade.
____________________
Leia também:
El secreto de Venezuela en su lucha contra la pobreza
Brasil Carinhoso pode baixar pobreza extrema infantil a 0,6%____________________
Leia também:
El secreto de Venezuela en su lucha contra la pobreza
Lula dice a México: Atacar la pobreza es clave para crecer
____________________
Em 2012, o Encontro da CEPAL se em El Salvador. O documento resultante desse encontro foi denominado "Mudança Estrutural para a Igualdade". Esta proposta já avança para uma articulação do crescimento economico com igualdade e sustentabilidade ambiental, envolvendo políticas macroeconômicas, políticas sociais e políticas industriais.
Para 2014, a temática continua na busca da igualdade, do reconhecimento do indivíduo como pessoas autônomas, portadores de direitos. Será o momento de se estabelecer "pactos sociais pela igualdade" que permitirá à região seguir crescendo no âmbito econômico e sobretudo nos direitos das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário