domingo, 29 de março de 2015

"ONU ÁGUA" Premia o Brasil por Melhor Prática na Gestão da Água

Por Paulo Franco


O programa "Cultivando Água Boa" do Brasil foi apontado pela ONU como a melhor política de gestão de recursos hídricos do planeta. 


O QUE É O PRÊMIO "ÁGUA PARA A VIDA"?


 O "Água para a Vida" é um prêmio anual concedido pela ONU ÁGUA (UN WATER), organismo da ONU e tem como objetivo reconhecer e promover esforços no sentido de cumprir compromissos internacionais assumidos sobre a água e as questões conexas em 2015, reconhecendo as melhores práticas em circulação para garantir uma gestão de longo prazo sustentável dos recursos hídricos e contribuir para a realização das metas de água e saneamento e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a Agenda 21 e no Plano de Implementação de Joanesburgo.

O prêmio é atribuido para 2 categorias: a categoria 1 destina-se às melhores práticas de gestão de recursos hídricos e a categoria 2 destina-se às melhores práticas participativas, de comunicação e de educação.



"CULTIVANDO ÁGUA BOA", O PROGRAMA VENCEDOR BRASILEIRO

O BRASIL foi vencedor na categoria 1, de melhores práticas de gestão de recursos hídricos com o Programa Cultivando Água Boa,  desenvolvido pela Itaipu Binacional.

O programa tem o objetivo de proteger os recursos naturais e combater a pobreza na região do entorno da usina hidrelétrica, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O programa foi apontado pela ONU como a melhor política de gestão de recursos hídricos do planeta. 
____________________
Postagens Relacionadas:
Medio Ambiente Mortal 
ONU: Brasil Premiado, Novamente
No dia do meio ambiente, ONU destaca estados insulares
ONU destaca o exuberante progresso no IDHM do BrasilONU: Brasil é exemplo de sucesso na redução do desmatamento
____________________ 

Na categoria 2 que corresponde às melhores prática\s participativas, de comunicação e de educação, os prêmios foram para a:
  • ÍNDIA, com o projeto ONE DROP, que usa a água para impulsionar a mudança com uma abordagem que capacita as pessoas a melhorar as suas condições de vida,  e
  • ÁFRICA DO SUL com 2 projetos, o DWS e o WESSA Projeto para Água Eco-Escolas, ambos fortalecendo a educação sobre a água através da implementação da metodologia proposta pelos 7 Passos da Eco-Escola para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
 
Projeto ONE DROP (Índia): Are e Cultura a serviço da Água.
 

WESSA (Africa do Sul): Programa Eco-Schools da FEE em atividade em 51 países
____________________
Fonte:   UN WATER Press Release

quinta-feira, 19 de março de 2015

Moniz Bandeira: “EUA desestabilizam democracias na América Latina”




O cientista político e historiador Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira denunciou, nesta terça-feira (17), que os Estados Unidos, por meio de órgãos como CIA, NSA (Agência Nacional de Segurança) e ONGs a eles vinculadas, continuam na tentativa de desestabilizar governos de esquerda e progressistas da América Latina, como os da Venezuela, Argentina e Brasil. 


Em entrevista ao PT na Câmara, por e-mail, Moniz Bandeira disse que ‘’ evidentemente há atores, profissionais muito bem pagos, que atuam tanto na Venezuela, Argentina e Brasil, integrantes ou não de ONGs, a serviço da USAID, National Endowment for Democracy (NED) e outras entidades americanas”, para desestabilizar esses países, com a utilização de instrumentos que incluem protestos de rua.

“As demonstrações de 2013 e as últimas, contra a eleição da presidente Dilma Rousseff, não foram evidentemente espontâneas”, disse o cientista político. “Os atores, com o suporte externo, fomentam e encorajam a aguda luta de classes no Brasil, intensificada desde que um líder sindical, Lula, foi eleito presidente da República. Os jornais aqui na Alemanha salientaram que a maior parte dos que participaram das manifestações de domingo, dia 15, era gente da classe média alta para cima, dos endinheirados’’, disse Moniz Bandeira, que reside na Alemanha e é autor de vários livros sobre as relações Brasil-EUA.
____________________
Postagens Relacionadas:
Revolução à Americana
Domenico de Masi: "Não entendo o pessimismo com a Copa"
Como o “potências ocidentais” fabricam “movimentos de oposição”
 

A neutralidade diante da ameaça de golpe de Estado é apoiar o golpe 
____________________

No caso do Brasil especificamente, citou iniciativas do PT e aliados que contrariam Washington, como a criação do Banco do Brics, uma alternativa ao FMI e ao Banco Mundial e o regime de partilha para o pré-sal, que conferiu papel estratégico à Petrobras, deslocando as petroleiras estrangeiras. Ele lembrou também que a presidenta Dilma foi espionada pela NSA e não se alinhou com os Estados Unidos em outras questões de política internacional, entre as quais a dos países da América Latina.

PT na Câmara - O líder do PT, Sibá Machado, comentou nas redes sociais que a CIA tem atuado nas tentativas de desestabilização de governos democráticos na América Latina. Como o senhor avalia isso, diante de vários episódios históricos que mostram os EUA por trás da desestabilização de governos de esquerda e progressistas?


Moniz Bandeira – Washington, há muito tempo, cria ONGs com o fito de promover demonstrações empreendidas, com recursos canalizados através da USAID, National Endowment for Democracy (NED) e CIA; Open Society Foundations (OSF), do bilionário George Soros, Freedom House, International Republican Institute (IRI), sob a direção do senador John McCain, etc. Elas trabalham diretamente com o setor privado, municípios e cidadãos, como estudantes, recrutados para fazerem cursos nos Estados Unidos. Assim o fizeram nos países da Eurásia, onde de 1989 ao ano de 2000 foram criadas mais de 500.000, a maioria das quais na Ucrânia. Outras foram organizadas no Oriente Médio para fazer a Primavera Árabe.

terça-feira, 10 de março de 2015

As seis piores empresas para os animais no mundo

Por Loren Claire Boppré Canales


A ONG PETA Latino reduziu a vasta lista de companhias que não respeitam os animais para as 6 piores empresas do mundo. Foi levado em conta os maus-tratos praticados por elas, que vão desde testes em animais até espancamentos e assassinatos. Aqui estão as piores das piores:

AIR FRANCE

Você poderia pensar que todos que viajam em um avião vão a algum lugar divertido, mas se viajam pela Air France, provavelmente alguns dos passageiros poderão ser prisioneiros que foram capturados ou criados para serem usados em experimentos cruéis.

Diferentemente de outras grandes companhias aéreas, a Air France envia macacos a laboratórios para serem enjaulados, amputados, envenenados e assassinados em experimentos. É possível que os passageiros da Air France não saibam que debaixo de seus pés se encontram jaulas cheias de macacos que foram retirados da natureza ou criados em cativeiro antes de serem colocados em um vôo sem retorno a laboratórios. Mas agora você já sabe disso.
____________________
As Commodities Ambientais e a Financeirização da Natureza.
____________________

Como ajudar os macacos transportados pela Air France

Boicote a Air France e faça com que a companhia saiba que não poderá obter o seu dinheiro até que se una a todas as outras grandes companhias que têm negado participar dessa crueldade. Clique aqui e preencha seus dados no final da página.

MCDONALD’S

Cada pedido de McNuggets é servido com uma porção de crueldade. As galinhas mortas pela cadeia de comida rápida frequentemente estão com as asas feridas e outras lesões como resultado da manipulação indevida e do constante abuso absoluto.

Os fornecedores de frango do McDonald’s usam um método arcaico para matar: as aves são penduradas de cabeça para baixo e degoladas, normalmente enquanto ainda estão conscientes.

Mas o sofrimento não termina aí. Algumas aves se esquivam da navalha usada para degolar e ainda estão vivas quando são atiradas aos tanques de água fervente para serem depenadas.

Como ajudar as aves que são criadas para consumo

Não coma no McDonald’s! E, melhor ainda, seja vegano e livre de crueldade! Assim você não apoiará nenhuma indústria que maltrate os animais.

PETSMART

A PetSmart compra milhares de pequenos animais por ano (hamsters, porquinhos da índia, chinchilas, aves e répteis) e vende esses animais por um preço muito baixo.

Muitos desses bonitos animais morrem lentamente em habitações que ficam atrás das lojas da empresa. Uma investigação realizada pela ONG PETA revelou que mais de 100 animais pequenos foram privados de atendimento veterinário adequado e estavam morrendo lentamente a portas fechadas – longe dos olhos dos clientes.

Como ajudar os animais do comércio de “animais de estimação”

Boicote a PetSmart e informe a companhia o porquê de você se opor a essas práticas empresariais. Opte também por comprar a alimentação do seu animal de companhia em locais que não comercializam vidas.

REVLON

A Revlon esteve livre da crueldade por mais de 20 anos, mas a ONG PETA descobriu em 2012 que a empresa estava vendendo seus produtos na China, onde são exigidos experimentos cruéis com animais para todos os produtos cosméticos importados.

A Revlon ainda declara ser uma empresa livre de crueldade, mas tem enganado os consumidores e traído a sua confiança por continuar vendendo seus produtos no mercado chinês.

Como ajudar os animais utilizados em testes de produtos

Não deixe que a Revlon te convença a comprar produtos testados em animais. Diga não às empresas cruéis, e sim as marcas livres de crueldade! Confira aqui a lista de empresas que não testam em animais.

O CIRCO RINGLING BROS. AND BARNUM & BAILEY

Quando se trata de maltratar os animais, o circo Ringling Bros. é definitivamente o pior. A foto abaixo mostra o treinamento de um elefante no circo Ringling.

s bullhooks são bastões com ganchos afiados similares aos atiçadores utilizados em chaminés. Esses instrumentos são encaixados na pele dos elefantes, o que faz com que gritem de dor. Em 2011, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aplicou a multa mais alta de toda a história dos circos no Ringling: $270.000 – por crueldade aos animais!

Como ajudar os animais utilizados nos circos

Boicote qualquer circo que utilize animais para entretenimento. Há alguns circos espetaculares sem animais que empregam somente seres humanos que realmente escolhem atuar.

SEAWORLD

Você prefere boiar em uma banheira durante toda a sua vida ou aventurar-se pelo mundo com a sua família? As orcas do SeaWorld não têm opção – estão presas em um tanque de cimento para sempre. Além disso, são retiradas da natureza ainda bebês e nunca mais voltam a ver as suas famílias. Ou elas são criadas em cativeiro e nunca chegam a nadar livremente no oceano – as orcas no SeaWolrd também são forçadas a realizar truques em troca de alimento.

e você já assistiu a Blackfish, então sabe que a orca em cativeiro Tilikum já sofreu o suficiente na sua prisão. Ela já matou 3 pessoas. E por quê? Na natureza, as orcas nadam até 100 milhas em um único dia. As orcas em cativeiro teriam que nadar ao redor do seu “oásis” de concreto 1.900 vezes em um dia para cobrir essa mesma distância.

Como ajudar os animais nos parques marinhos

Boicote o SeaWorld e outros parques marinhos que utilizam as orcas inteligentes ou outros animais para o entretenimento e enriquecimento financeiro.

Agora que você já sabe quais empresas evitar, por favor, ajude a difundir essas informações junto aos seus amigos e familiares para que eles entendam por que não devem apoiar as empresas cruéis que utilizam animais para obter vantagens e lucro.
____________________
Artigo publicado originalmente no site da ANDA.

sábado, 7 de março de 2015

¿Por qué un multimillonario chino invierte su capital en el Canal de Nicaragua?




REUTERS/Jairo Cajina













 

La edificación del Gran Canal de Nicaragua fue inaugurada en diciembre pasado. Al cargo de la propia construcción y la administración del canal durante los próximos 100 años está la compañía china HKND y su propietario, el multimillonario Wang Jing. La inteligencia estadounidense decidió analizar qué fue lo llevó a Jing a participar en el proyecto e incluso invertir en él su propio dinero.


Según la revista 'Forbes', Jing es el duodécimo empresario más rico de China, con una fortuna personal de unos 6.300 millones de dólares. Antes de la creación de HKND (Hong Kong Nicaraguan Canal Development Investment Group), su interés principal eran las telecomunicaciones y también la minería y agricultura.

"Jing ya ha gastado más de 5.000 millones de su capital personal, más el dinero de su familia y sus amigos, a quienes se lo había solicitado para capitalizar el proyecto del Canal", calcula Stratfor, la empresa privada estadounidense especializada en servicios de inteligencia. 
____________________
Postagens Relacionadas:
____________________

El costo estimado de la inversión total es unos 50.000 millones de dólares, algunos incluso predicen que ronda los 100.000 millones de dólares. Según la compañía de inteligencia, hay varias causas que influyen en la determinación de Jing de seguir adelante.

El proyecto no solo aliviaría 'la congestión' en el Canal de Panamá, sino también ofrecería rutas complementarias para el comercio entre Asia y la costa este de América del Norte. También proporcionaría un paso más rápido de naves masivas de carga procedentes de América Latina, especialmente de Brasil, a Asia: hoy en día estas naves son demasiado grandes para el Canal de Panamá y a menudo resultan bloqueadas en los puertos chinos. Teniendo en cuenta los drásticamente crecientes volúmenes del comercio entre China y América Latina, el cambio se hará sentir.


Podría tratarse, además, del establecimiento de nuevos sitios turísticos, gracias al desarrollo de más puertos. Con apoyo de China, Nicaragua podría aprovechar también cambios en las cadenas logísticas internacionales creando una zona de libre comercio. Gracias a los bajos costes de la mano de obra y la cercanía a los grandes mercados de EE.UU., México y Sudamérica, convertir el país en un centro de producción y distribución regional parece una idea perspicaz, concluye Stratfor.
 
 
__________________________
Publicado en el sitio RT

sexta-feira, 6 de março de 2015

A neutralidade diante da ameaça de golpe de Estado é apoiar o golpe

por Rui Costa Pimenta


Agora, chegamos ao ponto em que as ilusões sobre a possibilidade de golpe de Estado no Brasil estão fora de questão. Todos os líderes da direita deixaram claro que pretendem remover Dilma Rousseff da presidência nos próximos 30 dias.

Desde 2013, vimos apontando que o imperialismo, impossibilitado de remover os governos da burguesia nacional dos países atrasados pela via eleitoral, se via obrigado a substituí-los por meio de golpes de Estado.
____________________
Postagens Relacionadas: 
Revolução à Americana
Ei, Dilma, Vai tomar no Cú!
A mensagem da juventude brasileira  
____________________ 

Os golpes de Honduras (2009) e, principalmente, do Paraguai (2012) marcam o ponto de inflexão desta política. Egito (2013), Ucrânia (2014) e Tailândia (2014) o confirmam.

Todos os governos de inclinação nacionalista da América Latina estão submetidos ao cerco político do imperialismo: Argentina, Equador, Venezuela, Bolívia etc.

No Brasil, a campanha golpista pretende atingir um novo patamar com a manifestação de 15 de março próximo, para a qual estão sendo investidos enormes recursos. O tema central da campanha golpista é, como é de hábito nas campanhas políticas da direita ligada ao imperialismo estrangeiro, a corrupção. Sob esta bandeira, estão mobilizando uma fração mais despolitizada, direitista e conservadora das classes médias.

A ninguém é permitido negar que esta manifestação e a campanha da qual é uma espécie de coroamento são organizadas, dirigidas e orientadas politicamente por uma ampla frente única de direita, que vai de organizações abertamente fascistas aos direitistas tradicionais e que, por detrás delas, se encontra o tradicional inimigo do povo brasileiro, o imperialismo, em particular o imperialismo norte-americano, artífice dos golpes de 1954 e 1964.

Os objetivos do golpe podem ser percebidos com extrema facilidade. Basta ver o programa de destruição completa da Petrobrás, estabelecido pelos golpistas na imprensa, e o violento pacote econômico de Beto Richa no Paraná, que suscitou uma imensa mobilização da massa do funcionalismo público daquele Estado.

A crise econômica mundial chegou a um ponto crítico. Os governos de tipo nacionalista, mesmo muito moderados como o PT, já não são tolerados pela burguesia que necessita retomar em sua plenitude a política neoliberal da década de 1990 e levá-la a um novo nível, sem precedentes, de ataques à classe trabalhadora e ao povo.

Independente do resultado imediato da campanha golpista, que ameça de imediato, derrubar o governo que tomou posse em janeiro, ou seja, impedi-lo de exercer o mandato popular, o crescimento e fortalecimento da direita, é uma ameaça a todo o movimento operário e popular, às suas organizações e aos direitos democráticos conquistados.

Diante da ameaça de golpe de Estado não pode haver nenhuma neutralidade. Aqueles que não denunciam e não combatem a ofensiva golpista, apoiam e são cúmplices, diretos ou indiretos, voluntários ou involuntários do golpe de Estado.

Opor-se ao golpe de Estado não significa nem concordar, nem apoiar a política do PT, como martela insistentemente a propaganda da direita. Representa, ao contrário, um movimento de defesa dos trabalhadores contra um inimigo muito superior e muito mais feroz que a política de conciliação de classes do PT.

A classe trabalhadora brasileira encontra-se em um momento histórico fundamental e deve se colocar à altura do desafio mobilizando-se contra a direita em defesa dos seus interesses próprios, das suas organizações e das suas conquistas sociais e políticas e, acima de tudo, do futuro desenvolvimento da sua luta.

Chamamos todos os trabalhadores e a juventude a se mobilizar contra a ameaça do golpe de Estado com suas próprias bandeiras e sua próprias reivindicações. Chamamos todos a participar do ato do dia 13 de março, que é um esforço consciente para dar uma resposta à ameaça de golpe de Estado da direita.
____________________

Rui Costa Pimenta, jornalista formado pela Fundação Casper Líbero, participou intensamente dos movimentos estudantis, atualmente  é presidente do PC0 - Partido da Causa Operária. 





segunda-feira, 2 de março de 2015

A Petrobras e o Mercado de Ações

Por Paulo Franco


Abaixo estão os gráficos de cotações das ações de duas empresas, no período de 2011 a 2014, referindo-se exatamente ao primeiro mandado do governo Dilma Rousseff.   Um deles são das ações da Petrobras.

A ideia ao disponibilizar esses gráficos foi estimular e até provocar  as pessoas no sentido de analisar, questionar, e refletir sobre a Petrobras, o mercado de ações, a imprensa, os comentaristas economicos e de investimentos, os políticos e tudo mais que possa ter uma relação com a empresa e o que está acontecendo atualmente em torno dela.

Eu adiantaria algumas dúvidas, alguns questionamentos como sugestão:
  • Qual gráfico refere-se às cotações da ações da Petrobrás?
  • Qual seria a outra empresa que está representada num dos gráficos?
  • Quais semelhanças e quais as diferenças é possível identificar nesses gráficos?
  • Quais fatores estariam determinando a evolução dos preços de uma e de outra empresa?
  • É possível identificar a influência da corrupção nesses gráficos?
  • É possível identificar a magnitude do efeito da corrupção  nos gráficos?

Muitas outras questões podem ser levantadas, assim como muitas explicações podem ser dadas para o comportamento das cotações das ações dessas empresas.
 

Empresa A



















Empresa B

__________________
Postagens Relacionadas: 
Em defesa da Petrobras
A Ditadura das Empreiteiras
A PRIVATARIA TUCANA 
"O que atrai investimento é o respeito aos contratos"
PETROBRÁS: Queda do Lucro em 2012 foi um Acidente uma será uma Tendência?
____________________