BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

REFLEXÕES: DEM e Tea Party, semelhanças simétricas?

O DEM é um partido que foi formado pelas setores mais conservadores, pela Direita mais radical, cujos políticos adviram principalmente da UDN, partido que deu sustentação ao Golpe Militar de Direita no Brasil, permanecendo no poder por mais de 20 anos apoiando-se na força de uma Ditadura Militar.  O DEM vem desde a sua constituição mudando de nome, com a esperança de melhorar sua imagem, ludibriando o cidadão. Durante todo esse processo camaleôníco, foi sempre se definhando. Começou como ARENA, depois PDS, depois PFL. E como um golpe de misericordia, por último, mudou o nome para DEMOCRATAS, num claro pedido de socorro, aplicando ao cidadão brasileiro um típco 171, "somos democratas, pô!".  Mas ninguém se iludiu, a constatação veio nessas últimas eleições.  O partido perdeu novamente espaço no legislativo e executivo nas 3 esferas de poder, e desta vez, mais forte do que anteriormente.
O Tea Party, por outro lado e da mesma forma é um movimento formado pelas forças mais radicais de Direita, ultra conservadora dos EUA, que tem origem (referência) lá pelo final do seculo XVIII, no episódio "Festa da Chá", embrião da Revolução Americana e a consequente Independência dos EUA. Episódio, esse,  bastante semelhante à Inconfidência Mineira no Brasil.  Mesma época: final do século XVIII, mesma causa: Impostos, mesma classe social: a elite dominante.  A emersão do "Tea Party" está ocorrendo num momento bastante fértil: A crise pela qual os EUA está vivendo interna e externamente.  A econômica, agravada pela crescente perda de empregos e o fantasma de uma possível recessão/depressão que continua aterrorizando os americanos.  A perda contínua de impostância dos Eua no cenários internacional provocada pelo fim da Guerra Fria, pelo avançao da Globalização, pela própria crise econômica dos EUA e pelo aparecimento/fortalecimento dos países emergentes, principalmente a China. Diante desse cenário surgem algum pontos para reflexão:
  • O Tea Party vai crescer a ponto de se tornar uma terceira força política, enquanto que o DEM manterá sua atrofia,  contribundo para a concentração política em apenas 2 grandes forças políticas Brasil?
  • Tea Party vai crescer a ponto de levar o Partido Republicano dar à luz a uma nova força partidária, o  "Tea Party", enquanto no no Brasil o Dem vai se minguar até o ponto de ser engolido (absorvido) pelo PSDB, extinguindo essa sigla do cenário político nacional?
  • É possível uma inflexão nesses movimentos, aparentemente simetricos, dessas duas forças políticas, de maneira a alterar o cenário futuro que agora se vislumbra?
por Paulo Franco

    Um comentário:

    1. Todos deviam entender de politica, mas ainda nao entendo, se eu tivesse votado votaria na Marina, mas sou "Lulista" e nao petista. Uma vez vi um documentario que nem era politico, era sobre pessoas que vivem no sertao nordestino, pessoas com 18 anos nunca tinham visto uma caixa d'agua e muito menos agua chegar em casa pela torneio... teve muita emoçao para aquelas pessoas,fiquei comovida com atitude de Lula, mas o nome dele nem foi mencionado, areportagem falava - governo federal - atitudes dessa é de lider que preocupa com cada um de seu país, mesmo que nem vao votar nele. Lula devia governar o planeta se o seu humano nao fosse tao feroz pelo poder e pelo dinheiro. Sobre o que voce escreveu acho que havendo etica, respeito e transparencia tanto faz, capitalismo ou socialismo, sem radicalismo prejudicial, dara certo.

      ResponderExcluir