BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

segunda-feira, 17 de março de 2014

ONU/CEPAL: Pacto Social pela Igualdade, Crescimento e Direitos Individuais



Em 2014, o 35º Encontro da CEPAL se derá no Peru, onde participarão   44 países membros e 12 países convidados, para discutir os principais desafios ao crescimento econômico e social da América Latina e Caribe.

Em 2010, o Encontro da CEPAL aconteceu no Brasil, quando ao fim dos debates, foi produzido o documento "A hora da Igualdade".   Este documento definiu como todos os países poderiam colocar a igualdade no centro de todos os esforços para alcançar o bem estar dos povos latinoamericanos e caribenhos.

A CEPAL concluiu que haveria de igualar para crescer, mas também crescer para igualar.  Para conseguir isso necessitaria de uma nova equação estado - mercado - sociedade.
____________________
Leia também:
El secreto de Venezuela en su lucha contra la pobreza
Brasil Carinhoso pode baixar pobreza extrema infantil a 0,6%
Lula dice a México: Atacar la pobreza es clave para crecer
____________________


Em 2012, o Encontro da CEPAL se em El Salvador.  O documento resultante desse encontro foi denominado "Mudança Estrutural para a Igualdade".  Esta proposta já avança para uma articulação do crescimento economico com igualdade e sustentabilidade ambiental, envolvendo políticas macroeconômicas, políticas sociais e políticas industriais.


Para 2014, a temática continua na busca da igualdade, do reconhecimento do indivíduo como pessoas autônomas, portadores de direitos.  Será o momento de se estabelecer "pactos sociais pela igualdade" que permitirá à região seguir crescendo no âmbito econômico e sobretudo nos direitos das pessoas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário