BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

terça-feira, 2 de junho de 2015

CBF e Congresso, 2 Exemplos da Podridão Institucionalizada do Brasil

Por Paulo Franco


A CBF e o Congresso Nacional mostram com muita clareza esse lado podre, nocivo, arcaico, que que tem dominado nosso pais.

Somam-se a esses segmentos, outros do mesmo quilate, da mesma ideologia, da mesma índole, que são os Coroneis da Mídia, os MPs, os Tribuinais de Justiça e até a Polícia Federal. 

O caso da CBF não difere de tantos outros como episódios de corrupção e roubalheira de bilhões de reais que são varridos para debaixo dos tapetes.  A Privataria, o Mensalão de Furnas, o Mensalão Tucano, os 20 anos de Corrupção do Metro, a Corrupção na Petrobras, o Mega Tráfico de Cocaina, A construção de Aeroportos em terras particulares, etc etc etc. 

Todos esses casos citados, sempre foram do conhecimento publico, denunciados por diversas vezes e por diversas pessoas e/ou instituições.  Muitas vezes com provas concretas, contundentes e irrefutáveis. 

A indiferença e o descaso praticados pelo MP e pelos Tribunais de Justiça, incluindo as altas esferas do poder Judiciário como a Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Federal, fez com que, diante da impotência da sociedade, a corrupção e a roubalheira passasse a ser considerada um fato "normal", do cotidiano brasileiro. 

A caça aos Petistas, iniciada de forma mais contundente em 2005/2006 com o Mensalão e posteriormente em 2012 com o seu julgamento pelo STF deu sinais de esperança para a sociedade, mas logo as pessoas mais atentas já foram percebendo que não se tratava de mudança de conduta, mas uma ratificação e um recrudescimento da postura secular dessas instituições: proteger aliados e perseguir inimigos da elite dominante, politicos ou não. 

A CBF


A CBF é um caso emblemático, uma instituição que deveria ter alguma relação com o estado, em termos de compromissos e responsabilidades, já que usa a marca "Brasil", "seleção brasileira" e até a cores de nossa bandeira. 

A corrupção e a roubalheira existentes nos Clubes brasileiros, na CBF e até na FIFA já é de conhecimento de toda a sociedade brasileira.  Falta de denúncia é que não é.  Taí o ex-campeão mundial Romário, hoje Senador da República que não se cansa de levantar a questão.
____________________
Postagens Relacionadas:
Ei, Dilma, Vai tomar no Cú!
BRASIL: O país dos trinta Berlusconis 

Jornalistas também, tem aos montes, como Juca Kfouri não se cansaram de denunciar essas maracutaiais.  

Ano passado, por ocasião da Copa, a PF desbaratou uma quadrilha que comercializava paralelamente e clandestinamente ingressos da FIFA.  Pois bem, não faltam denuncias, documentos e até flagrantes.  Ou seja, O comportamento das autoridades responsáveis não cumpriram seu dever constitucional, pois os envolvidos são do mesmo naipe, mesma classe social, a classe impune.  Ou melhor imune. 


O CONGRESSO NACIONAL



Ao mesmo tempo, o Congresso Nacional tem atuado de forma vergonhosa também.  Tem sido aprovado projetos que nos faz lembrar de tempos obscuros da história, como a escravatura, a idade média.

A vitória de Eduardo Cunha para Presidente da Câmara foi,  na verdade, mais uma confirmação do conservadorismo que já vinha ganhando corpo do que uma causa desse movimento ou comportamento.

Nesse curtíssimo prazo, desde a posse de Eduardo Cunha até hoje, já vimos de tudo em matéria de conservadorismo, de atraso e de retrocesso, tanto na política como no social e no econômico.  O último dos absurdos foi a votação do financiamento de campanhas por empresas cuja vitória na Câmara foi de 70% dos votos.  

Mas já passaram outras pérolas de retrocesso como o projeto de Terceirização, a PEC 215 que trata da demarcação das terras indígenas, a PEC 171 que trata da redução da maioridade penal, o PL 3722 que quer alterar o estatuto do desarmamento e a própria reforma política que está sendo remendada para esvaziar uma verdadeira reforma demandada pela sociedade.  São projetos que estão tramitando no Congresso, cada um em uma fase do processo legislativo.

O  fundamental é que o lado podre da nossa sociedade é o mesmo que está presente nos dois casos.  Defendem os mesmos "valores", são do mesmo time, gozam de imunidade penal.

O inusitado, para felicidade da sociedade brasileira, refém dessa semento podre, foi a atuação do FBI e da justiça americana e suiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário