BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

Jorge Pontual da Globo News fala sobre a Medicina Cubana

TED: Gail Reed fala sobre a ELAM-Escola Latino Americana de Medicina

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A Revolução Educacional na Tunísia

Por Amel Karboul

"Eu sou o produto de uma corajosa ação de liderança.  O primeiro presidente após a Independência da Tunísia, Habib Bourguiba decidiu investir 20% do orçamento nacional em educação.  Sim 20%.  Uma taxa considerada muito alta para os padrões atuais. 

Muitas pessoas protestaram.  E a infraestrutura,  a eletricidade, as rodovias, a água encanada não são importantes?  Eu diria: 'a infraestrutura mais importante que temos são as mentes, as mentes intruidas'. 

O presidente Bourguiba ajudou a implantar educação gratuita de qualidade, para todos os meninos e meninas.  Eu e milhões de tunisianos tem uma divida com essa decisão histórica.  Foi isso que me trouxe até aqui, hoje....."

Essas são as palavras iniciais da palestra proferida por Amel Karboul na TED Talks, confira:



Karboul é escritora, politica e filantropa tunisiana.  Graduou-se e pos-graduou-se em Engenharia Mecânica no Karlsruhe Institute of Technology na Alemanha.

Antes de ocupar cargos políticos, Karboul passou por diversas experiências profissionais, como na Mercedes-Benz, na DaimlerChrysler, no Boston Consulting Group e no Neuwaldegg Consuslting Group em diversos países nos 4 continentes. 

Atualmente ela é Ministra de Turismo da Tunísia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário