BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

domingo, 21 de setembro de 2014

A Magia da Amazônia


Por Paulo Franco

____________________
English Transcription:

The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us

What do you guys think? For those who watched Sir Ken's memorable TED Talk, I am a typical example of what he describes as "the body as a form of transport for the head," a university professor. You might think it was not fair that I've been lined up to speak after these first two talks to speak about science. I can't move my body to the beat, and after a scientist who became a philosopher, I have to talk about hard science. It could be a very dry subject. Yet, I feel honored. Never in my career, and it's been a long career, have I had the opportunity to start a talk feeling so inspired, like this one...  see more..
____________________

 

A MAGIA DA AMAZÔNIA: UM RIO QUE FLUI INVISIVELMENTE AO NOSSO REDOR

Antonio Donato Nobre, em uma excelente palestra para a TED Talks, discorre de maneira científica, mas ao mesmo tempo apoixanada sobre a Amazônia.

Antonio, constroe uma metodologia didatica extremamente eficiente, iniciando uma comparação do planeta ao organismo humano, chamando a atenção para funções específicas do coração, do fígado, dos rins, pulmões, etc.

Com essa receita ele vai levando os ouvintes numa viagem que vai revelando um nível altamente complexo dos sistemas vivos e revelando-se cada vez mais fascinante.

Num paralelo bastante interessante é quando ele sugere que o telescópio Humble tenha suas lentes invertidas, e passassem a olhar para a terra ao inves de olhar para o universo longíquo.  Talvez o universo existente na terra seja menos conhecido pelos humanos do que o universo exterior.
____________________
Postagens Relacionadas
Medio Ambiente Mortal
Enfiados na lama de Kátia Abreu
Desmatamento em 2013 no Brasil sobe 28%
Márcio Santilli: Demarcações de Terras Indígenas
As Commodities Ambientais e a Financeirização da Natureza 
Ditadura criou cadeias para índios com trabalhos forçados e torturas
____________________

Um sistema fisico, fisiologico tão complexo e rico,quanto o sistema vivo de milhões de seres vivos que a floresta abriga.

"Há mais olhos do que folhas na floresta.", diz um ditado indígena.




_________________________

ANTONIO JOSE DONATO NOBRE é engenheiro agrônomo com Doutorado em Earth Sciences Biogeochemistry pela University of New Hampshire, EUA.  Responsável pelo escritório regional do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).  Tem relevante atuação na divulgaçao e popularização da ciência, em temas como a Bomba biótica de umidade e sua importância para a valorização das grandes florestas, e os Rios Aereos de vapor, que transferem umidade da Amazonia para as regioes produtivas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário