BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

segunda-feira, 2 de junho de 2014

OSGÊMEOS, o Grafite, a Seleção e o Avião

Por PAULO FRANCO






De um lado,  RAP é a expressão da perifieria, das classes baixas da sociedade, demonstrando através da música sua insatisfação, sua indignação, sua revolta com o status quo, com a atual estratificação social, e com o efeitos decorrentes desse estrutura elitizada:  injustiça social, a discriminação, racismo,  exploração, através da música.   

De outro lado, o grafite caracteriza-se na mesma expressão,   representando a mesma parcela da sociedade. O que muda é a linguagem.  Se a periferia cantam sua indignação através do rap, essa mesma periferia "mostra" sua indignação através do grafite, onde o spray toma o lugar do microfone.
____________________
Lei também: 
A Verdadeira Revolução Social no Brasil
A História do Ódio no Brasil
Menina eternizada em foto de Sebastião Salgado ainda é sem-terra
____________________

Dentre as mensagens que o rap e grafite expõe à sociedade é a de que há uma vida fértil na periferia social.  Há inteligência, talento, sensibilidade, carisma, liderança, competência, e principalmente, arte.



A última grande obra de OSGEMEOS e, talvez,  uma das mais belas, que será vista por milhares de pessoas é a grafitagem do avião que vai transportar a seleção brasileira, durante a Copa do Mundo.




Os Gêmeos é uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.



Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.



Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona.


____________________
FONTE: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário