BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A Sabedoria está na essência e não no adorno.


Por PAULO FRANCO



MARIA SUELI, A CATADORA HUMILDE QUE DEU LIÇÕES DE CIVILIDADE AO BRASIL TODO


Maria Sueli dos Santos, a catadora de material reciclável de Belo Horizonte, que trabalha perto do Mineirão é um desses exemplos, entre milhões de brasileiros que demonstra claramente que sabedoria está na essência da pessoa e não nos adornos.

Com uma simplicidade característica da grande maioria do povo brasileiro, ela fala com a serenidade e com a clareza de quem tem a idéia exata do contexto em que está inserida.

Tal qual um Sílvio Santos, um Jorge Amado, um Sócrates ou um Pelé, seus talentos tão conhecidos e destacados são componentes inerentes à essência de cada um.  O fato de Sócrates ser uma pessoa de classe média, com uma formação educacional de primeira linha não o fez melhor e nem pior com a bola em relação a Pelé.  Essa constatação se aplica em qualquer área.
____________________
Postagens relacionadas:
A Verdadeira Revolução Social no Brasil 
____________________

Informações e treinamentos "lapidaram" suas performances, sua capacidade que já era inata.  Conhecimentos e Treinamento não criam talentos, apenas desenvolvem-nos.

O elitismo permeou nossa sociedade durante séculos, desde  o imperio, passando pela escravatura, e posteriormente recebendo influências do nazi-fascismo neste século.  Este elitismo, esta sociedade classista, patronal e corporativa difundiu propositalmente que a capacidade humana seria decorrente do berço, da criação e da formação educacional formal.  

Maria Sueli dos Santos, demonstra sem a menor intenção, que nosso país reprime milhares de talentos ao não oferecer oportunidade para que as pessoas se desenvolvam e contribuam com a nação.  Ela com certeza, se tivesse oportunidade, poderia contribuir em muitas áreas carentes do Brasil. 






MAGAZINE LUIZA E LG PREMIAM A CATADORA MARIA SUELI



A Magazine Luiza e a LG se sensibilizaram com o depoimento de Maria Sueli, catadora de materiais recicláveis, pessoa humilde, que deu uma aula de civilidade e de patriotismo para todo o Brasil.  Como forma de reconhecimento e estímulo, Luiza Helena, presidente de uma das maiores empresas do varejo nacional, com uma rara visão política e estratégica, não deixou esse momento passar em branco, premiando-a com uma TV.  "A grandeza de Maria Sueli é de tal magnitude que já doou a TV para a associação dos Catadores", acrescentou Luiza Helena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário