BOAS VINDAS

A idéia deste blog é a criação de um espaço para o questionamento de duas grandes forças das ideologias atuais: o Capitalismo e o Socialismo. Que, senão são coincidentes,não são também totalmente opostas. Terceira Via é nada menos do que uma Resultante dessas duas forças. Abrindo assim, um campo para o existência de uma opção, que não é uma coisa nem outra e ao mesmo tempo são as duas coisas. Eu acredito muito nessa vertente, como alternativa para convergir anseios de ambas as correntes. Num olhar metodológico, poderiamos enxergar essa possibilidade como uma demonstração empírica da dialética. Enquanto o Capitalismo está mais associado ao racional, à eficiência, à lógica; o Socialismo está mais associado ao nosso cognitivo, à sensibilidade, sentimentos, percepções, etc. Acredito ainda, que só a Democracia viabiliza essa vertente. A Ditadura, sem dúvida, enviesará para o socialismo ou para o capitalismo radical. ENTÃO SEJA BEM VINDO, COLOCANDO SUA CONTRIBUIÇÕES, SUAS IDÉIAS, SUAS DÚVIDAS, ETC. (Paulo Franco)

segunda-feira, 2 de março de 2015

A Petrobras e o Mercado de Ações

Por Paulo Franco


Abaixo estão os gráficos de cotações das ações de duas empresas, no período de 2011 a 2014, referindo-se exatamente ao primeiro mandado do governo Dilma Rousseff.   Um deles são das ações da Petrobras.

A ideia ao disponibilizar esses gráficos foi estimular e até provocar  as pessoas no sentido de analisar, questionar, e refletir sobre a Petrobras, o mercado de ações, a imprensa, os comentaristas economicos e de investimentos, os políticos e tudo mais que possa ter uma relação com a empresa e o que está acontecendo atualmente em torno dela.

Eu adiantaria algumas dúvidas, alguns questionamentos como sugestão:
  • Qual gráfico refere-se às cotações da ações da Petrobrás?
  • Qual seria a outra empresa que está representada num dos gráficos?
  • Quais semelhanças e quais as diferenças é possível identificar nesses gráficos?
  • Quais fatores estariam determinando a evolução dos preços de uma e de outra empresa?
  • É possível identificar a influência da corrupção nesses gráficos?
  • É possível identificar a magnitude do efeito da corrupção  nos gráficos?

Muitas outras questões podem ser levantadas, assim como muitas explicações podem ser dadas para o comportamento das cotações das ações dessas empresas.
 

Empresa A



















Empresa B

__________________
Postagens Relacionadas: 
Em defesa da Petrobras
A Ditadura das Empreiteiras
A PRIVATARIA TUCANA 
"O que atrai investimento é o respeito aos contratos"
PETROBRÁS: Queda do Lucro em 2012 foi um Acidente uma será uma Tendência?
____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário